ESCRITORES DA LIBERDADE
1
- ASSINALE OS PROBLEMAS ABORDADOS NO FILME:
(___)
Desigualdades nas classes sociais;
(___)
O massacre de judeus;
(___)
Racismo;
(___) Desemprego;
(___) Desemprego;
(___) A harmonia familiar;
(___) Exclusão social;
(___) Desestrutura familiar;
(___)
Falta de material didático;
(___)
Intolerância ao que é diferente;
(___)
Políticas públicas sem uma função;
(___)
O clima de amizade e colaboração
entre estudantes;
(___)
Políticas geradoras de sujeitos apenas com capacidade
funcional;
(___) O
filme retrata a visão da educação de hoje;
2
-
O filme “Escritores
da Liberdade”
mostra a dedicação de uma professora por seus alunos, O grupo,
formado por jovens de diferentes origens étnicas (orientais, latinos
e negros), O grupo demonstra intolerância e resistência à
interação, jovens acabam se rebelando uns contra os outros tentando
provar o falso poder de cada etnia. Como
ações coletivas como das gangues podem afetar toda a sociedade ?
3 -
A nova professora é vista por todos como representante do domínio
dos brancos. Os estudantes a entendem como responsável por fazer com
que eles se sujeitem a dominação dos valores dos brancos
perpetrados nas escolas e preferem isolar-se em guetos dentro da
própria sala de aula. Você
acredita que no final houve realmente superaração das diferenças
étnicas ali existentes ?
4 -
Apesar de aos poucos demonstrar desânimo em relação às chances de
êxito no trabalho com aquele grupo, Erin não desistiu de sua
empreitada. Mesmo não contando com o apoio da direção da escola e
dos demais professores, Para isso, criou um projeto de leitura e
escrita, iniciado com o livro “O Diário de Anne Frank”, menina
judia alemã. Os
livros são capazes de mudar a vida das pessoas? Exemplifique
5-
A partir de uma caricatura que um dos alunos fez para ridicularizar
um colega de classe, negro, ressaltando os lábios, ela começa a
falar do Holocausto. Algo que só um deles sabia o que era. Erin
consegue mostrar aos alunos que a exclusão e o preconceito podem
afetar a todos, independentemente da cor da pele, da origem étnica,
da religião, do saldo bancário? Explique.
6-
O Colégio passou a receber alunos da periferia, de baixa-renda e que
alguns cumpriam pena em liberdade condicional por crimes cometidos, a
diretora sente aversão por ter que receber esses alunos. Ela os
despreza. Por
que a diretora proíbe que os alunos da professora Erin leiam os
livros da biblioteca da escola?
7 -
O filme se passa em 1994, dois anos depois dos acontecimentos que
aterrorizam a cidade de Los Angeles. Briga entre gangues rivais,
disputas por espaços, por bairros e grupos tentando se afirmar
perante uma sociedade preconceituosa, Apesar de se passar nos Estados
Unidos, é uma obra que serve para qualquer outro país. O Brasil,
por exemplo, enfrenta graves problemas na educação pública. Você
acha que os alunos brasileiros são semelhantes aos alunos do filme?
Explique
8 -
O filme envolve seres humanos que vivenciam a violência,
agressividade e tensão racial. Também nos mostra a capacidade de
sermos seres humanos melhores e atores de nossa própria história. De
que forma podemos
nos transformar em pessoas mais conscientes, tolerantes e
solidárias?
9 -
Uma professora tentou e conseguiu ensinar tudo de bom para uma
turma de alunos problemáticos de uma escola. Na
escola de hoje isso seria possível? Explique.
10 -
Uma pessoa pode fazer muita diferença na sociedade. Você
conhece pessoas que se doam para melhorar a vida de outras? Cite um
exemplo.
11- Que
lições de vida podem ser extraídas do filme “Escritores da
Liberdade”?
Atividades realizadas com os alunos do 8ºk e 8ºY do Colégio Estadual Douradina
Professora Dicléia
Nenhum comentário:
Postar um comentário